quinta-feira, 30 de junho de 2016

Dieta de Hollywood (da papinha)

O que promete: Consumir exclusivamente cerca de 14 potes de papinha para bebês ao dia emagrece, já que os alimentos vêm batidos e são de fácil digestão. Tem esse nome pois foi seguida por diversas estrelas de Hollywood, como a atriz Jennifer Aniston.

O que realmente provoca no organismo: Pode emagrecer pelas baixas calorias, mas não fornece a quantidade necessária de nutrientes para um adulto, já que a papinha é dedica a crianças, e as quantidades certas são diferentes.

Opinião do especialista: "Pode causar desnutrição, problemas de mastigação, já que não exige o movimento e não fortalece o músculo", diz a médica Gláucia Carneiro.

Deus me livre, imagina o gosto dessas papinhas!
Nem que essa dieta funcionasse eu tentaria... e vocês?


Fonte: Veja.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Meu pior inimigo: a ansiedade!

Os últimos dias não tem sido fácil... o motivo?
Minha ansiedade tem me perturbado um pouco, pra variar!

Com isso a fome aumenta, fico impaciente, acnes começam a brotar pelo corpo e eu não consigo controlar os dedinhos e fico espremendo até ficar um machucado enorme, é horrível!
A ultima agora é que meu cabelo começou a cair... pode ser motivado pelo antidepressivo, emocional, alimentação. Só vou descobrir dia 4, quando eu passar no meu dermatologista.


Claro, tenho o apoio dos remédios e da minha terapeuta (por sinal ela é ótima, não é atoa que já tem 10 anos que faço tratamento com ela), mas ainda assim é difícil passar por essas fases. Imagina se eu não tivesse esse suporte?

Bom... indo pro lado alimentar, tenho me policiado ao máximo, mas minha vontade de comer está voltando. Talvez seja motivado por motivos externos, problemas pessoais que venho enfrentando...

Acho que se estivesse ainda com o Victoza essa parte da fome estaria mais controlada, pois com ele eu não conseguia comer muito, se não eu passaria mal... mas eu nem chegava nesse ponto, pois ele realmente te dá aquela sensação de saciedade. Eu vou voltar a usar ele, conforme minha medica orientou, nunca deveria ter parado. Então assim que eu receber meu próximo pagamento, vou comprar e volto a usar em baixa dosagem, para eu me adaptar de novo, até chegar a dose de 1.8 que a endocrino passou.

Falando em dosagem... ela até pensou em aumentar o Topiramato, mas optamos por continuar no 25mg por eu ser sensível ao medicamento. Porém, eu por minha conta e risco (o que não recomendo a vocês fazerem) resolvi aumentar a dose pra 50mg, tomando 2 comprimidos de 25mg. Acho que minha primeira experiencia com o medicamento foi ruim, pois começamos com uma dosagem alta, não podíamos esperar outra coisa, não é?

Foi por isso que eu mudei de profissional, minha psiquiatra anterior me passava dosagens muito altas em medicamentos que nunca tinha usado.

Aumentei a dose ontem, e até o momento estou me sentindo normal, sem efeitos colaterais... senti uma leve melhora na perda do apetite. Vamos analisar ao longo da semana. E até o fim da semana que vem eu volto com o Victoza e vou relatando se meu apetite tem diminuído.

Por hora, vou controlar a ansiedade tentando não caçar problema pra minha cabeça e nem pensar nos problemas que não posso resolver agora. Só nos faz mal.

Óleo de Coco ajuda no emagrecimento? Puro Marketing!

O que promete: Consumir o óleo de coco, tanto em forma líquida quanto na de pílulas, antes das refeições aumenta a saciedade - ou seja, diminui a fome -, acelera o metabolismo e ajuda a perder barriga.

O que realmente provoca no organismo: Contém gordura saturada, que, em excesso, ajuda a aumentar os níveis de LDL, o colesterol ruim no sangue e o risco de doenças cardiovasculares.

Opinião do especialista: "O óleo de coco é uma grande enganação. É rico em gorduras saturadas, ou seja, em excesso faz mal, e não tem nenhuma dessas propriedades sobre as quais as pessoas vêm falando. É uma gordura como outra qualquer: pode ser consumida, mas também é capaz de engordar o indivíduo", diz Alfredo Halpern, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e autor do livro Pontos Para o Gordo.

Fonte: Veja. 

terça-feira, 28 de junho de 2016

HIIT e uma boa playlist

Que a onda do momento são os treinos HIIT (High-intensity interval training), todos nós já sabemos.
Mais perda em menos tempo. Como não gostar do treinamento HIIT?
Queime gordura mais rápido com esse treino cientificamente comprovado!

Esta inovadora forma de exercícios aeróbicos intercala exercícios de alta intensidade (como sprint) com exercícios de baixa intensidade (como andar em ritmo lento) ou descanso absoluto. Esse estilo é derivado de exercícios aeróbicos de ritmo constante (lento e constante) que a maioria das pessoas realiza a uma intensidade moderada por 30 a 60 minutos.
Com o HIIT, você vai correr (ou andar de bicicleta etc.) feito louco por períodos curtos, mas o efeito líquido final é um melhor resultado em menos tempo.

Agora indo pro lado mais pessoal...
Ele cansa mesmo. Mas é isso que faz o treino funcionar!

Realmente com o HIIT você consegue sentir uma boa diferença em relação ao aeróbico tradicional. O primeiro sinal de que você fez tudo certo, é que depois de 30 minutos dando o máximo de si, você volta para casa literalmente esgotado!

Agora eu tenho um segredo que pode ser a chave para você se manter em dia com seus treinos e com o tempo certinho do HIIT: uma boa playlist! 

Parece óbvio, mas eu vejo muita gente na academia sem fone de ouvido, escutando apenas a musica ambiente que em quase toda academia tem.

Fico pensando como essas pessoas conseguem... se eu não tiver uma distração, as horas demoram demais para passar, e eu acabo me entediando, com isso me canso mais rápido. E não é isso que queremos, não é?

Sabe aqueles dias frios, que você vai para a academia depois do trabalho ou da faculdade?
Tenho certeza que vai dar um desanimo aguentar 30 minutos em alta intensidade, controlando o tempo, de alguma modalidade de aeróbico e sem musica!

O segredo é você montar uma playlist no seu Spotify, com musicas agitadas e animadas... comigo funciona as eletronicas que tem um ritmo progressivo, ou seja, a musica vai aumentando a velocidade aos poucos, e com isso você vai acompanhando junto com o exercício. É quase como se fosse uma sessão de aula em grupo, com aquelas musicas pré selecionadas que vão fazer você dar tiros com mais vontade no treino. Faça o teste, funciona!

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Por que comer menos não funciona?

No início da década de 1990 foi lançado nos EUA um grande estudo sobre tópicos da saúde da mulher, o Women's Health Initiative (WHI). Quase 50 mil mulheres foram recrutadas para este estudo, e um dos tópicos abordados era o impacto de uma dieta pobre em gorduras sobre a saúde.

Cerca de 20 mil mulheres foram escolhidas aleatoriamente e foram instruídas a comer uma dieta pobre em gorduras, rica em fibras, com bastante frutas e vegetais.

Além disso, recebiam acompanhamento nutricional para garantir que continuassem na dieta.

Este grupo comeu em média 360 calorias a menos por dia do que comia antes de iniciar o estudo.

Se nós acreditamos que as pessoas engordam um pouco a cada ano pois comem um pouco de calorias a mais todos os dias, deveríamos acreditar que estas mulheres que comiam um pouco a menos todos os dias (cerca de 20% a menos do que as autoridades dizem que uma mulher adulta deveria comer) deveriam emagrecer significativamente com o passar do tempo.

Qual foi o resultado?

Após 8 anos comendo menos, as mulheres perderam em média 1kg. E, ao mesmo tempo, a circunferência abdominal aumentou (ou seja, o pouco peso perdido foi de massa magra, e não de gordura).

Se apenas fizéssemos a matemática do balanço calórico (1kg de gordura contém cerca de 7.000 calorias), e SE o paradigma do balanço calórico fosse verdadeiro, estas mulheres deveriam ter perdido mais de 1 Kg de gordura não em 8 anos, mas nas primeiras 3 semanas (7000 calorias dividido por 360 calorias = 19 dias). Os livros "Why we get fat" e "Good Calories, Bad Calories" contém inúmeros outros exemplos de estudos científicos controlados, mas a mensagem é clara: restrição calórica leva a perdas de peso modestas, apenas nos primeiros meses, e em 1 ano quase todos os pacientes ganham (ou excedem) novamente o peso perdido.

Mais uma vez, se comer menos não cura a obesidade, não estaria na hora de questionar se comer mais é realmente a causa?

Artigo reproduzindo do blog do Dr. Souto, um dos maiores defensores brasileiros da dieta low carb.


Eu por experiência própria, comecei fazendo o jejum intermitente, e senti resultados... mas depois fui para a dieta tradicional de redução calórica, e vejo que o processo está mais lento agora (além de aumentar minha fome quando como mais carbo).

Vou voltar para a linha low carb, que é o que funcionou comigo. Não é uma dieta indicada para todos, é necessário acompanhamento com um profissional e passar por uma avaliação medica antes de começar com essa nova modalidade.

Minha experiência com Venvanse

Há cerca de 6 meses, a minha antiga psiquiatra me prescreveu o Venvanse de 50mg (dimesilato de lisdexanfetamina) para ajudar na perda de peso e me deixar mais ativo, afinal ele é para TDHA.
Eu sempre tive dificuldades em focar em uma coisa só... e nunca terminava o que começava. 


O Venvanse é um medicamento da família das anfetaminas, medicamentos esses que tem sido utilizados de forma abusiva por muitas pessoas (principalmente para perda do apetite) causando uma série de problemas psiconeurológicos e físicos. Por este motivo a anfetamina foi proibida no Brasil desde 2011, assim como em diversos países da Europa.

Com um diferencial, sua absorção bastante lenta, Venvanse também tem entre seus efeitos colaterais, a redução do apetite, ainda que moderada.


Como falei no começo do post, sua indicação é para tratamento de Défcit de Atenção e Hiperatividade.

Deixando o lado mais técnico de lado e partindo para o meu relato... eu nunca tinha ouvido falar nesse medicamento até minha medica me receitar. Eu havia pedido a ela algo que me deixasse mais disposto, que me ajudasse a focar mais... era uma fase que minha depressão estava no ápice! 

Bom, em geral eu gostei muito dos efeitos positivos do medicamento... realmente, eu conseguia me concentrar e trabalhar por horas, sem sentir que já teria se passado 12h de trabalho... parecia sempre que eu tinha acabado de me sentar na minha mesa e começado a fazer meus projetos. Cheguei a ficar acordado 36h com ele, quando tomei em horário errado... nesse tempo eu terminei um site que eu estava trabalhando a 6 meses e não saia da primeira página, mas com o remédio em 24h eu terminei tudo! 

Ok, mas e a perda de peso, ajudou a perder o apetite? 

Não. Na verdade eu que sou muito ansioso, piorei com ele... em dias que estava com prazos curtos no trabalho e muita tensão, ele piorava minha ansiedade e me deixava com uma sensação de angustia. Isso me fazia comer mais, muito mais! 
Como eu falei para minha endocrino, com ele eu sentia que conseguia correr uma maratona... mas comendo ao mesmo tempo! :P

Tirando esses momentos, como ele te deixa mais ativo, você não consegue ficar parado, então consequentemente você acaba esquecendo de comer por algumas horas durante a tarde. Mas não se compara aos efeitos que estou tendo com os medicamentos atuais para controlar o apetite.

Para finalizar, ele também me dava palpitações, muito calor, e eu não poderia beber nenhuma gota de álcool com ele (na verdade não é indicado se beber com nenhum desses medicamentos). Em uma noite eu tomei 3 latinhas de ice, aquela bebida que é bem fraquinha, imaginando que não faria mal. Eu surtei, literalmente!

O medicamento com o álcool acentua todos as suas emoções e sua personalidade. Além de ser extremamente prejudicial a sua saúde. 

Eu usei por 1 mês, e resolvi parar por conta própria e mudar de médica.
Eu até voltaria a usar ele para o TDHA, mas em 30mg talvez. E se ele não fosse tão caro... custa em média R$340 uma caixa de 50mg com 28 comprimidos. 

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Redução de 48% de gordura para 37% em 40 dias!

Voltei! 
Dei uma sumidinha nos últimos dias, pois estava cheio de trabalho... mas vamos as novidades!
Voltei na minha endocrinologista semana passada e para minha surpresa, já reduzi 11% de gordura em pouco mais de 1 mês! 

O melhor é que meu índice de massa magra continua igual, então não perdi nada (mas também não ganhei). Então, meu peso atual, segue em 97,5... ele deu uma estagnada ai, mas confesso que não tenho ido na academia essa semana, então não poderia ser diferente.

Quando me exercito pelo menos de segunda a sexta, aliando ao uso dos suplementos, eu vejo um resultado significativo.

Por falar nos suplementos... eles funcionam, em partes!
Não é milagroso, longe disso. Mas senti uma diferença na minha disposição para treinar, dava uns tiros na bike sem me cansar tanto e por mais tempo... graças ao efeito termogênico e da cafeína das cápsulas. Não senti efeitos colaterais com eles, pelo contrario, notei que fiquei mais ativo e de bom humor, sem tremores, calor ou algo do tipo, tudo normal.

Minha medica só me orientou usar as cápsulas de café somente nos dias que eu fosse treinar, pois fora isso não faria muita diferença em relação a perda de peso e poderia aumentar minha ansiedade.

Agora falando dos medicamentos... eu fui para a consulta confiante de que não precisava mais do Victoza, pois não estava sentido mais os efeitos dele, pelo menos era o que eu pensava.
Mas minha medica falou que é crucial eu manter ele, e inclusive pediu para eu aumentar as doses de aplicação no fim de semana, para dar uma controlada no que como.
Eu resolvi ficar 2 semanas sem ele para ver como me saio, afinal, de todos os meus remédios ele é o mais caro (R$400). Posso dizer que sem ele minha vontade de comer doces voltou, em menor grau, claro, mas voltou. Não sei se meu corpo já está acostumando com o Amato, pois só com ele eu não sentia nenhuma fome no tratamento anterior. Ela até queria aumentar a dose, mas eu sou muito sensível ao Topiramato, então vamos manter 25mg.

Ah, vai chegar um medicamento "novo" no mercado, ele é igual o Victoza (mas vira com outro nome comercial), e é feito pelo mesmo laboratório, Novo Nordisk. A diferença vai ser nas dosagens, atualmente a dosagem máxima é de 1.8. Nesse vamos ter de 3.0!
Segundo minha medica, ela acredita que com esse medicamento o paciente não vai comer nada. Bom, eu também acho isso.

Vou acabar voltando a usar o Victoza, acho que com ele consigo segurar mais a fome... é caro, mas no final das contas vale a pena.

Ao todo meus gastos com suplementos e medicamentos saem a R$800 mensal. Por isso me preocupo se realmente os medicamentos estão surtindo efeito, afinal a crise está complicada no Brasil.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Bupropiona emagrece mesmo?

Para que serve a Bupropiona?
Como ela funciona?
Essa é sempre a primeira pergunta que fazemos quando queremos saber sobre algum medicamento e que fazemos para o médico. Então vamos a resposta.

A Bupropiona é indicada para tratamentos de depressão e principalmente nos programas para parar de fumar, já que sua substância interagindo com a noradrenalina e a dopamina no cérebro, acaba diminuindo a vontade de fumar por conta da nicotina.

Infelizmente temos poucas opções de emagrecedores no mercado nacional, pois a Anvisa proibiu a comercialização da maioria dos medicamentos que são realmente para perda de peso. Os atuais que eu conheço, tem como efeito colateral a perda de peso, mas não são indicados para isso. No meu caso, eu trato de depressão a 7 meses, então não utilizo a Bupropiona apenas como mais um medicamento na luta contra a balança.

A Bup pode ser encontrada com o nome da substância Cloridrato de Bupropiona no caso dos genérico, ou com os nomes comerciais Bup, Zuban, Zetron e Welbutrin XL. No meu caso uso o Welbutrin, que diferente do genérico tem ação de 24h... os que eu tenho conhecimento de genérico tem ação de 8h no nosso organismo.

Este medicamento é considerado de tarja vermelha, só pode ser vendido com receita médica de duas vias com o remédio prescrito, com retenção da primeira via nas farmácias.

Ok Luke, mas o que queremos saber mesmo é se a Bub emagrece mesmo! 
Então, vamos lá...

Há um boato que a Bupropiona emagrece, principalmente se associado a Naltrexona.
Então vamos conversar um pouco sobre isto.

Um dos efeitos colaterais da Bupropiona, assim como a da Fluoxetina (tratamentos a longo prazo podem levar a ganho de peso com a Fluoxetina), é a perda de apetite, ou seja, quando não estamos com fome, não comemos, por isso que em algumas pessoas tem esse efeito emagrecedor por falta de se alimentar corretamente nos horários necessários. A perda de apetite é bem considerável!

Nos Estados Unidos, os médicos já indicam esse medicamento com a Naltrexona para reduzir o apetite no tratamento para emagrecer e tudo indica que lá já se fabrica o medicamento com essas duas substâncias. No caso do Brasil, o uso conjunto desse medicamento não é autorizado pela Anvisa, mas ouve-se falar que existem médicos receitando os dois para perda de peso. No entanto, foi constatado tanto pelos médicos quanto em depoimentos que os efeitos colaterais como enjoos, dor de cabeça, tontura, perda total do apetite, muito sono e desmaio, principalmente no início do tratamento acontece na grande maioria dos pacientes, podendo ir diminuindo gradativamente ao longo do tratamento.

Outra combinação é a Bupropiona com Topiramato que também faz ter perda de apetite e os mesmos efeitos colaterais.

No meu caso, é essa combinação que me foi prescrita. De efeitos colaterais só tive enjoos, tontura (muita) e sono excessivo (eu dormia o dia todo), mas todos os sintomas sumiram após 1 mês de tratamento. Como eu tomo 3 medicamentos, e os 3 tem efeitos colaterais similares, eu acho que esses sintomas foram acentuados.

No momento eu tenho sentido dores de cabeça quase todos os dias, mas não sei dizer se é motivado pelos medicamentos ou algum outro fator. E esquecimentos, sei que são motivados pelo Topiramato, mas estão mais "leves" agora, no começo eu esquecia tudo e vivia no mundo da lua, rs.
Retorno na Endócrinologista e Psiquiatra semana que vem e talvez ela reajuste as doses.

Referências: Volto a dizer, não sou medico, nem estudante de medicina... mas como já passei por muitos especialistas e tratamentos, eu já utilizei muitos medicamentos em pouco tempo, considerando que tenho 24 anos. Curioso que sou, sempre pesquisei muito sobre o que estava tomando, e sempre fiz mil perguntas aos meus médicos.
Ainda assim, nas minhas pesquisas uso como ref. sites de medicina, vídeos no Youtube e claro, minha experiência pessoal.

Mas lembre-se: É importante ter acompanhamento de um profissional antes de tomar qualquer medicamento! 


Atualizado - 09.11.17 
Como muitas pessoas estão perguntando se de fato a Bup emagrece, a resposta é NÃO!
Digo isso pois engordei depois que dei uma relaxada na alimentação e exercícios por conta do excesso de trabalho. O medicamento é um antidepressivo, ao longo prazo se tratando da depressão, você melhora outras áreas da sua vida, incluindo ansiedade, obesidade... dai a fama dele ser bom para emagrecer.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Só 700g?


Na ultima semana eu perdi 700g, após perder 10kg no primeiro mês, agora as coisas começaram a ficar mais devagar (faz parte, mas podemos dar uma força no processo, não é?).

Tenho ingerido cerca de 850 a 1500 calorias por dia. É pouco, sim, concordo, mas meu organismo aceitou bem a redução (Eu chegava a ingerir 5 mil calorias por dia por conta da minha ansiedade e compulsão).

Mas não vejo necessidade de exceder isso, pois não tenho sentido fraqueza nem nada do tipo. No começo do tratamento era até difícil comer, eu ficava o dia todo sem fome (a combinação do Amato + Victoza + Wellbudrin funcionou muito bem comigo) então eu me obrigava a comer coisas leves durante o dia, como frutas e sucos. Agora já estou com a vida normal de novo, sem contar calorias e comendo em poucas quantidades.


Não tenho feito tantas restrições, na verdade tenho usado o bom senso... deu vontade de comer doce?
Passo na padaria e compro um mini brigadeiro, desses pequenos mesmo, e pronto, já estou satisfeito e sem culpa.


Claro, não vou fazer isso todo dia, ai que entra o bom senso... eu gosto muito de brigadeiro e pizza, são duas coisas que não consigo abrir mão, então deixo para comer no fim de semana.
Se antes eu pedia uma pizza de 4 queijos, com borda recheada e massa grossa, agora eu escolho massa fina (além de ser mais leve, você está colocando menos carbo pra dentro do corpo ou seja, menos calorias), sempre que possível troco a farinha refinada pela integral pra tudo, e agora prefiro recheios com menos queijo pois são menos caloricos. 2 fatias finas e já estou satisfeito! :=)

Então a dica é: com bom senso e disciplina podemos comer de tudo, perder peso e sem sofrimento! 

Testando Suplementos em Cápsulas

Hoje resolvi me aventurar em uma loja do Mundo Verde e comprar uns suplementos para potencializar minha perda de peso.

Já escutei de tudo referente a essas cápsulas de óleo de coco, cártamo, café, chá verde e por ai vai, a lista de opções é extensa!

Mas resolvi testar algumas opções, funcionando ou não, mal não vai fazer, não é?


O que eu comprei: Café Verde Platinum (Nutri Gold), Chá Verde (Tiaraju) e Pimenta (Fitoway), esse ultimo é um mix de pimenta com canela, gengibre e guaraná. Ou seja, tudo para dar energia, queimar mais gordura e fazer os treinos render mais.

Vou começar a tomar amanhã e provavelmente devo sentir uma melhora na disposição quando eu for treinar, assim espero!

Daqui 1 semana conto para vocês o que achei de cada um!


Novos medicamentos | Resultados em 1 mês

Comecei meu tratamento tem 1 mês com Victoza (Liraglutida), Amato (Topiramato), Wellbutrin XL (Bupropiona) e já perdi 10kg, com a reeducação alimentar e exercícios de 3 a 5 vezes por semana.

A ideia do blog é ir relatando minha experiência com os medicamentos e todos os efeitos colaterais. Ao longo das postagens, vou contar a experiência que tive com outros medicamentos e dietas que já fiz, todos com acompanhamento medico.

Dúvidas?
Comentem, vamos trocar experiências aqui, tenho certeza que vai ser bom para todos!