Para que serve a
Bupropiona?
Como ela funciona?
Essa é sempre a primeira pergunta que fazemos quando queremos saber sobre algum medicamento e que fazemos para o médico. Então vamos a resposta.
A
Bupropiona é
indicada para tratamentos de depressão e principalmente nos programas para parar de fumar, já que sua substância interagindo com a noradrenalina e a dopamina no cérebro, acaba diminuindo a vontade de fumar por conta da nicotina.

Infelizmente temos poucas opções de emagrecedores no mercado nacional, pois a
Anvisa proibiu a comercialização da maioria dos medicamentos que são realmente para perda de peso. Os atuais que eu conheço, tem como efeito colateral a perda de peso, mas não são indicados para isso. No meu caso, eu trato de depressão a 7 meses, então não utilizo a
Bupropiona apenas como mais um medicamento na luta contra a balança.
A
Bup pode ser encontrada com o nome da substância Cloridrato de Bupropiona no caso dos genérico, ou com os nomes comerciais
Bup, Zuban, Zetron e Welbutrin XL. No meu caso uso o
Welbutrin, que diferente do genérico tem ação de 24h... os que eu tenho conhecimento de genérico tem ação de 8h no nosso organismo.
Este medicamento é considerado de tarja vermelha, só pode ser vendido com receita médica de duas vias com o remédio prescrito, com retenção da primeira via nas farmácias.
Ok Luke, mas o que queremos saber mesmo é se a Bub emagrece mesmo!
Então, vamos lá...
Há um boato que a
Bupropiona emagrece, principalmente se associado a
Naltrexona.
Então vamos conversar um pouco sobre isto.
Um dos efeitos colaterais da
Bupropiona, assim como a da
Fluoxetina (tratamentos a longo prazo podem levar a ganho de peso com a
Fluoxetina), é a perda de apetite, ou seja, quando não estamos com fome, não comemos, por isso que em algumas pessoas tem esse efeito emagrecedor por falta de se alimentar corretamente nos horários necessários. A perda de apetite é bem considerável!
Nos Estados Unidos, os médicos já indicam esse medicamento com a
Naltrexona para reduzir o apetite no tratamento para emagrecer e tudo indica que lá já se fabrica o medicamento com essas duas substâncias. No caso do Brasil, o uso conjunto desse medicamento não é autorizado pela
Anvisa, mas ouve-se falar que existem médicos receitando os dois para perda de peso. No entanto, foi constatado tanto pelos médicos quanto em depoimentos que os
efeitos colaterais como enjoos, dor de cabeça, tontura, perda total do apetite, muito sono e desmaio, principalmente no início do tratamento acontece na grande maioria dos pacientes, podendo ir diminuindo gradativamente ao longo do tratamento.
Outra combinação é a
Bupropiona com
Topiramato que também faz ter
perda de apetite e os mesmos efeitos colaterais.
No meu caso, é essa combinação que me foi prescrita. De efeitos colaterais só tive enjoos, tontura (muita) e sono excessivo (eu dormia o dia todo), mas todos os sintomas
sumiram após 1 mês de tratamento. Como eu tomo 3 medicamentos, e os 3 tem efeitos colaterais similares, eu acho que esses sintomas foram acentuados.
No momento eu tenho sentido
dores de cabeça quase todos os dias, mas não sei dizer se é motivado pelos medicamentos ou algum outro fator. E
esquecimentos, sei que são motivados pelo
Topiramato, mas estão mais "leves" agora, no começo eu esquecia tudo e vivia no mundo da lua, rs.
Retorno na Endócrinologista e Psiquiatra semana que vem e talvez ela reajuste as doses.
Referências: Volto a dizer, não sou medico, nem estudante de medicina... mas como já passei por muitos especialistas e tratamentos, eu já utilizei muitos medicamentos em pouco tempo, considerando que tenho 24 anos. Curioso que sou, sempre pesquisei muito sobre o que estava tomando, e sempre fiz mil perguntas aos meus médicos.
Ainda assim, nas minhas pesquisas uso como ref. sites de medicina, vídeos no Youtube e claro, minha experiência pessoal.
Mas lembre-se: É importante ter acompanhamento de um profissional antes de tomar qualquer medicamento!
Atualizado - 09.11.17
Como muitas pessoas estão perguntando se de fato a Bup emagrece, a resposta é
NÃO!
Digo isso pois engordei depois que dei uma relaxada na alimentação e exercícios por conta do excesso de trabalho. O medicamento é um antidepressivo, ao longo prazo se tratando da depressão, você melhora outras áreas da sua vida, incluindo ansiedade, obesidade... dai a fama dele ser bom para emagrecer.