quarta-feira, 24 de maio de 2017

Reconhecendo meus pontos fracos e recomeçando!

Estou indo para meu 3º frasco de Bup e Topiramato, desde que voltei a escrever novamente no blog. 

Reconheci que meu problema é algo que não se "cura" do dia pra noite. Estou falando da ansiedade e depressao, as duas caminham lado a lado na minha vida nos ultimos 8 anos. 

Como escrevi anteriormente, eu havia terminado meu tratamento de quase 1 ano de duração em dezembro, estava muito feliz e achei que nunca mais iria precisar recorrer aos medicamentos novamente. Mas 3 meses depois eu ja sentia recaidas e recomecei o tratamento, antes que voltasse a engordar... alias nesses 3 meses de recaidas eu ganhei 9kg, mas que logo tratei de frear a tempo e agora estou mantendo meu peso nos 80kg. Não é o meu ideal, mas ultimamente manter esta sendo o suficiente.

Talvez por meu caso já ser considerado refratário, eu tenha que manter meus remédios pra vida toda... isso só o tempo irá dizer. 

O recomeço dos medicamentos: 

Inicialmente eu achei que não estava funcionando, de verdade!

A minha compulsão por doces so aumentava a medida que eu comia mais alimentos com açúcar durante as tardes no escritório. E me faltava animo para sair da cama para ir trabalhar... a questão e que os remedios não sao milagrossos, eles não funcionam em um estalar de dedos, nosso cerebro é bem complexo... eu havia me esquecido disso. Levou 60 dias para eu comecar a sentir alguma diferenca no meu humor. Passando esse período a diferença é nitida... eu estou mais disposto, sinto que até mais criativo com a Bup. Em relação a ansidedade, melhorou um pouco, mas no final das contas a vontade maior vai depender de mim... eu preciso mudar o pensamento pro trabalho ou pra qualquer outra coisa que não me faça pensar em problemas ou em comida. Eu recentemente vivenciei ataques de ansiedade que nunca havia percebido antes ou sentido... em momentos de extremo stress, me chegou a faltar ar, tropeçar nas palavras, dor no corpo, parecia que eu tinha corrido uma maratona... foi uma experiência bem ruim.

Quando eu comecei meu tratamento com Endocrinologista junto com o Psiquiatra, eu usava o Victoza também... depois de um tempo de tratamento, eu comecei a achar que ele não era assim tão eficaz, então logo deixei ele de lado, até porque o custo era muito caro de se manter (R$500). Mas a verdade é que depois que você entra em um roteiro de dieta, com a ajuda dos remedios, e se comprometendo consigo mesmo em melhorar, as coisas funcionam, e aos poucos você ir retirando alguns, como fiz com o Victoza. Acho que hoje em dia eu até poderia voltar a usar ele, seria eficaz nos primerios 3 meses para controlar minha fome e me fazer voltar pra dieta paleo sem muito sufoco. 

Agora o que vem me incomodando MUITO é minha falta de atenção e concentração. Em partes pode ser por culpa do Topiramato, apesar de que sinto muito pouco os efeitos colaterais dele, não se compara como antes que afetava a memória e coordenacao motora, mas pode ser meu deficit de atenção não tratado. Tratei durante a infancia para conseguir ser alfabetizado, algo que demorou muito... depois de alguns anos quando já estava aprendendo mesmo que com dificuldades, eu larguei o tratamento, por volta dos 12 anos se não me engano.

É muito difícil focar em algo e concluir ele sem me dispersar, eu constantemente comeco fazer outras tarefas ao mesmo tempo, e no fim minha produtividade é afetada porque não consigo terminar nada a tempo. Ou quando resolvo fazer varios projetos ao mesmo tempo... é complicado, as vezes me sinto muito criativo, e minha vontade de criar é tanta que mergulho de cabeça nas ideias durante a madrugada. 

Mas no dia seguinte eu acordo pessimo 

(Alô! vamos dormir mais? rs), e as vezes sem toda aquela energia da noite anterior. 

No mundo que vivemos hoje em dia, seria "anormal" não termos nenhum destes problemas... digo isto, pois sinto que minha geração é tão competitiva de certa forma, eu pelo menos sou assim... e no meio de tantas cobranças que a vida lhe faz, se voce não se centrar em alguns momentos, reservar um tempo para você e deixar o trabalho um pouco de lado, você vai surtar! 

E ai vem a obesidade, ansidedade, depressão, e tudo mais... 

Eu li recentemente em algum lugar algo que falava sobre as manhãs de segunda-feira. 

Por que odiamos a segunda feira? 

Pra essa pergunta podemos dar varias respostas... o fim de semana que acabou e te lembra que você tem que retomar a rotina de trabalho, acordar cedo, cumprir prazos... 

No meu caso eu acho que é um pouco pior... considero que trabalho quase que 24/7, pois eu vou dormir pensando em trabalho, e ja acordo pegando meu tablet para olhar minha agenda do dia e meus emails, e o pensamento as vezes é "Eu queria poder descansar um pouco mais... ter um tempo só pra mim". 

Como eu saio sexta, sabado e as vezes durante o domingo, tudo a trabalho, é como se eu não tivesse um tempo livre para fazer minhas coisas. 

As pessoas acham que trabalhar com entretenimento é o máximo! 

Festa toda semana! Aeeee! 

Mas mal sabem o QUANTO é exaustivo passar o mês planejando uma festa, (fico com enxaqueca às vezes de tanto que exijo de mim, nossa mente também precisa de descanso) se preocupando se vai ter muitos concorrentes naquela noite, entre outros perrengues da minha profissão... depois de alguns anos, no fim toda festa é a mesma coisa, não tem novidade pra mim. No meu histórico de produções já passa de mil festas/shows... então, não, nem sempre é divertido. 

Mas voltando... seguindo o conselho do artigo que li sobre as segundas-feiras... faça algo que você faria no fim de semana, durante a semana, algo prazeroso. E foi o que fiz. 

Fui no cinema no meio da semana acompanhado de um date... e foi realmente gostoso, essas pequenas coisas fazem a diferença na sua semana.

 

A vida não é só trabalho, esse é meu novo mantra anti-ansiedade. 

Boa noite!