Depressão e Ansiedade, as doenças do século XXI.
Eu que pensei que já estava livre delas, engano meu...
Em Dezembro eu voltei ao blog para fazer meu "ultimo" post, afinal eu já tinha chegado no meu objetivo, que era perder os 36kg e concluir o projeto 6x30.
E realmente eu estava radiante!
Voltei a praticar esportes com prazer, parei com os medicamentos e estava seguindo tudo muito bem... até as ultimas semanas.
Comecei com um cargo novo no trabalho em Janeiro, no qual minhas responsabilidades dobraram... se antes eu conseguia ter um horário flexível e cuidar mais da minha vida pessoal, agora eu preciso de 48h para o meu dia render algo.
Os sinais estavam claros, e logo percebi... estresse em excesso, sonolencia constante, queda na produtividade, que logo começou a se estender pra desinteresse pelas atividades que me davam prazer... como corrida e exercícios aeróbicos.
Essa era a hora de parar e começar a reavaliar minha vida... afinal se o seu psicológico não vai bem, logo as demais áreas vão ser afetadas. E não foi diferente comigo... de janeiro até hoje eu fui dos 74kg pra 82kg!
Por isso resolvi voltar com meu antidepressivo|ansiolítico, e com o Topiramato pra me ajudar na compulsão. Acho que em outros tempos eu largaria mão e chegaria no fundo do poço de novo, me escondendo das pessoas, voltando a ficar obeso, e por ai vai... mas eu já estive lá, 2x, e não vou voltar de novo!
É por isso que eu indico terapia pra todo mundo... parece bobagem, mas vou pro meu decimo primeiro ano de analise (com a mesma terapeuta), e hoje consigo ver o quanto me faz bem... consigo fazer uma autoanalise mais clara e perceber os sinais das recaídas.
Vejo que algumas pessoas ainda levam a depressão como algo passageiro, uma bobagem ou frescura... mas não se enganem!
É uma doença cronica, que afeta milhões de pessoas. Cada um de uma forma diferente, mas com sinais bem claros. Um detalhe que me chamou a atenção hoje... eu fiquei 10 meses em tratamento, nesse período eu não chorei em nenhuma situação. Hoje, com um feedback negativo no trabalho, somando a um problema familiar, me senti extremamente sensível, ao ponto de chorar a qualquer momento.
Nessas horas é como se eu estivesse cego, e comesse sem pensar, sem sentir o gosto, vontade... tudo pra poder aliviar algo que não vai embora... é uma angustia constante na sua cabeça, e uma vontade de comer avassaladora!
Mas eu estou mais esperto... carrego comigo sempre chicletes zero açúcar, e nessas horas que preciso apenas mastigar, uso os chicletes ao meu favor. Funciona!
Acho que voltarei a escrever aqui, mesmo que meus leitores não comentem, sei que tem pessoas lendo pois acompanho as visitas do blog. Mas sabe, só o fato de escrever já me ajuda.
Vamos vivendo um dia de cada vez, sem cobranças excessivas. Sei que não vai ser fácil, tenho me forçado a fazer pelo menos alguma atividade física durante o dia, nem que seja 15 minutos. já ajuda.
Se você se identifica com isso, força, você não está sozinho nessa!
Boa noite!
L.